Ao educar seus filhos, você está educando as futuras gerações. Poucos de nós fomos treinados na difícil arte de ser pai ou mãe; por isso tratamos nossos filhos do mesmo modo como fomos tratados pelos nossos pais. Não conhecemos outra maneira de fazê-lo.
Embora o fato de ser pai ou mãe, seja uma grande alegria, é também um privilégio que envolve enorme responsabilidade. Eu faria qualquer coisa por meus dois filhos, mas sei que isso não é o bastante.
Precisamos desenvolver as habilidades de pais excelentes. Não podemos simplesmente educar os filhos na esperança de estarmos fazendo o certo e rezar para que se tornem adultos sábios, solícitos e atenciosos.
Precisamos tomar a iniciativa de melhorar nossos talentos como pais e frequentar seminários, ler livros, e ouvir CD´s preparado por especialistas no assunto.
Depois, devemos ter a coragem de refinar as ideias aprendidas no laboratório da nossa própria vida, a fim de encontrarmos as estratégias que se adaptem melhor a nossa família.
Sei que você é ocupado e não tem tempo para fazer muita coisa. Mas os anos maravilhosos da infância de seus filhos não voltarão mais.
E, se você não dedicar algum tempo e esforço para se tornar um ótimo pai ou a ótima mãe que você sabe que pode ser, um dia lamentará profundamente a oportunidade perdida.
Como disse um pai que estava participando de um seminário em Toronto:
Quando meu filho era criança, sempre me pedia para carregá-lo na ‘garupa’. Mesmo sabendo o quanto ele adorava a brincadeira, eu estava sempre ocupado demais para poder brincar com ele- relatórios para ler, reuniões e telefonemas para fazer. Agora que ele cresceu e saiu de nossa casa, daria qualquer coisa para poder carregar aquele menininho na ‘garupa’.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma