Se você leu O monge que vendeu sua Ferrari ou algum de meus outros livros, sabe que gosto muito de utilizar frases dos maiores pensadores do mundo. Não sabia por que gostava tanto de citações até que um de meus mentores, depois de ler um trabalho que eu havia escrito, disse: “
Você gosta de citações pelas mesmas razões que eu, Robin. Uma boa citação pode conter um mundo de sabedoria em apenas uma linha.
Quase sempre encontro, em minhas leituras, a frase certa que contém a resposta ideal a um desafio que estou enfrentando. E meu mentor estava certo: o valor de uma boa citação está no fato de trazer um mundo de sabedoria em uma linha ou duas linhas, sabedoria à qual o autor pode ter levado anos para chegar.
Nas próximas semanas, comece sua coleção de citações, de palavras às quais você pode recorrer quando precisar de inspiração ou conselhos sobre como lidar com os pontos baixos da vida. Outra coisa que faço e fixá-las em lugares onde poderei vê-las ao longo do dia, como o espelho do banheiro, a porta da geladeira, o painel do carro e por todo o escritório. Esse ato simples e eficaz de disciplina me mantém focado naquilo que é essencial quando estou muito ocupado, positivo quando estou atravessando tempos difíceis e centrado nos princípios do sucesso verdadeiro.
Tenho em meu computador uma coleção de frases de grandes líderes, pensadores, poetas e filósofos, para situações diversas: como lidar com as adversidades, o significado da vida, o valor do autodesenvolvimento, a importância de ajudar as outras pessoas, o poder de nossos pensamentos e a necessidade de um caráter forte.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma