No livro Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll, o Gato de Cheshire diz a Alice que, se ela não sabe aonde quer ir, ‘qualquer caminho serve’.
Pode parecer uma resposta má, no entanto, é a mais pura verdade. Muitas pessoas, com as quais converso, em atendimento de Coaching, chegam a mim com a intenção de ajustar as áreas da vida, buscando sentido e significados para ela.
Mas, na maioria dos casos, elas não sabem ‘aonde querem ir’, ou seja, querem algo maior e melhor para elas, mas ainda não pararam para refletir sobre os elementos estratégicos de visão, missão e valores na sua vida pessoal.
Então, será o nosso trabalho, identificar com clareza sua visão, complementando-a com os passos para alcançá-la, definindo a missão e identificando os valores, que são os atributos dos quais ela não abrirá mão para cumprir sua missão e continuar em direção à sua visão.
Para uma empresa a situação não é diferente. Uma empresa sem declaração de visão, missão e valores e uma ‘Alice’ com identidade modificada, onde qualquer caminho que ela decida percorrer vai lhe servir.
O grande problema é que há vários elementos envolvidos no contexto empresarial que potencializam o caos, caso a escolha do caminho tenha sido equivocada.
Um cidadão comum, pode promover mudanças muito mais rápido do que uma empresa, caso queiram mudar seu rumo decorrente das escolhas inapropriadas.
Os líderes de uma empresa detêm a responsabilidade na condução daquelas pessoas que escolheram se juntar a ele, pois acreditaram que ele teria a capacidade técnica para uma condução clara e objetiva.
A realidade nos mostra que nem sempre os líderes têm esta clareza e outros tantos nem se quer pensaram sobre isso, simplesmente seguem o fluxo do dia a dia.
Bem sabemos que sem uma direção clara, em qualquer situação fora do comum, pode destruir anos de investimentos de dinheiro e tempo.
Podendo tirar várias pessoas do mercado de uma hora para outra. Liderança (séria) é uma grande responsabilidade que não pode ser conduzida de forma irresponsável.
Então, é prudente, caso você ainda não tenha estas definições claras, pare por alguns dias e as defina. Depois, compartilhe com todos seus colaboradores e assuma seu papel de líder que segue em direção à sua visão, conduzindo seu time rumo ao sucesso!
E para uma pessoa, é necessário ter estas declarações definidas?
Em minha opinião, SIM! Assim como uma empresa, ao longo da nossa vida fomos investindo recursos de tempo e dinheiro em cursos, capacitações e treinamentos dos mais variados.
Ora, para que todo este esforço e gastos se não sabemos aonde queremos chegar?
Primeiramente devemos identificar nosso propósito de vida, depois, estabelecemos objetivos e criamos as metas SMARTs.
Durante esta elaboração são definidas as declarações que vão consolidar o conjunto de Visão, Missão e Valores pessoais.
Assim, quando alguém te perguntar: Qual o seu propósito de vida?
Sua resposta será muito diferente da ‘Alice’.
Sua jornada será desafiadora, porém também será prazerosa, pois você estará liderando sua vida de forma clara e objetiva.