Em meu trabalho, as pessoas sempre me perguntam como se estabelecer e atingir objetivos.
Quando pergunto à plateia: “Por que é tão importante atingir objetivos?”, geralmente ouço a seguinte resposta:
conseguir as coisas que queremos traz, com frequência, um pouco de alegria a nossa vida-, ela, de alguma forma, foge ao ponto.
A vantagem de estabelecer e atingir objetivos não está na recompensa final, mas na pessoa que nos tornamos como resultado de termos alcançado determinado objetivo.
Essa simples distinção tem me ajudado a desfrutar a trajetória de minha vida enquanto, ao mesmo tempo, procuro focalizar meus objetivos profissionais e pessoais, indo ao encontro deles.
Um de meus filósofos prediletos, Ralph Waldo Emerson, observou que
“a recompensa por uma coisa bem-feita é simplesmente tê-la feito”.
Quando você atinge um objetivo, seja ele de tornar-se mais sábio como líder, ou um pai melhor, ou uma mãe melhor, terá crescido como pessoa durante o processo.
Pode ser que você não perceba esse crescimento, mas ele terá acontecido.
Portanto, em vez de apenas saborear as recompensas pelos objetivos alcançados, celebre o fato de haver se tornado uma pessoa melhor enquanto tentava.
Você desenvolveu autodisciplina, descobriu dados novos sobre suas habilidades e foi capaz de manifestar seu potencial humano.
Essas coisas, por si só, já são uma recompensa.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma
Este é, em minha opinião, um sinal de alinhamento do conhecimento com a sabedoria!
É uma prática que tenho ‘lapidado’ constantemente em minha jornada! Mas, nem sempre fui assim. Havia tempos em que fazia alguma atividade ou estava em determinado lugar, mas a mente estava em outo, completamente diferente, ocasionando frustrações e graus de ansiedades elevados.
A partir do momento que aprecia a jornada, o processo se torna mais prazeroso!
Pense na vida familiar se colocar seus olhos somente para o futuro, vai perder as alegrias que cada dia oferece!
Pense no processo de perda de peso; se seus pensamentos são constantes somente quando perder todos os quilos que objetiva, pode não considerar as vitórias que acontecem no seu corpo a cada dia que pratica uma dieta ou atividade física.
Teria esses conceitos algum sentido para você?
Talvez interesse para um texto que escrevi sobre isso: “Curta a Caminhada”