Um dos segredos para uma vida longa e feliz é o amor pelo trabalho que fazemos – e esse é o ponto comum na vida de todas as pessoas satisfeitas.
Quando a psicóloga Vera John-Steiner entrevistou uma centena de pessoas criativas, descobriu que todas tinham uma coisa em comum: uma intensa paixão por aquilo que faziam.
Passar os dias dedicando-se a uma atividade que você ache compensadora, desafiante e alegre, ajudará, mais que quaisquer férias, a manter o alto-astral e o coração envolvido.
Thomas Edison, que registrou 1093 patentes, desde o fonógrafo até a lâmpada incandescente e o microfone para o cinema, disse, ao final da vida, sobre sua carreira brilhante:
Nunca trabalhei um dia na vida: foi sempre uma diversão para mim.
Se você ama seu trabalho, descobrirá que não estará mais “trabalhando”.
O trabalho será sua diversão e as horas passarão tão rapidamente como vieram.
O romancista James Michener escreveu:
O mestre na arte de viver não faz distinção entre trabalho e diversão, labor e lazer, mente e corpo, informação e recreação, vida e religião. Ele quase não distingue uma coisa da outra. Apenas tenta alcançar sua ideia de excelência em qualquer coisa que faça, deixando que os outros decidam se ele está trabalhando ou se divertindo. Para ele, são as duas coisas.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma