Aprenda a meditar

O matemático francês Blaise Pascal escreveu:

Todas as misérias humanas derivam da incapacidade de ficarmos sozinhos, em silêncio.

Tornamo-nos especialistas em preencher nossa vida com atividades e barulho. Acordamos ao som do rádio e nos vestimos com a televisão ligada no noticiário. No caminho para o trabalho, enquanto dirigimos, vamos ouvindo as notícias sobre o tráfego e passamos as oito horas seguintes em um escritório barulhento.

De volta para casa, ao fim do dia, iniciamos as atividades noturnas tendo, como som ambiente, a televisão, campainhas de telefone e roncos de computadores.

Pascal estava certo: muitos de nossos problemas vem do fato de termos esquecido a importância de ficar em silêncio, ainda que por um curto período de tempo, todos os dias.

Uma vida abundante e completa é impossível sem a habilidade da concentração. Se você não tiver a capacidade de permanecer às voltas com uma determinada atividade, dure ela quanto durar, você nunca será capaz de atingir seus objetivos, realizar seus sonhos ou apreciar o processo da vida.

Sem uma mente disciplinada, pensamentos triviais e preocupações vão importuná-lo e você nunca conseguirá mergulhar em si mesmo, em busca de propósitos mais significativos.

Sem uma concentração profunda, sua mente será sua mestra e não sua serva.

Minha vida mudou no dia em que aprendi a meditar. Meditação não é uma prática da Nova Era, reservada a monges sentados no monte da montanha, ao contrário, a meditação é uma técnica antiga desenvolvida por algumas das pessoas mais sábias do mundo para alcançar o controle da mente e, ao fazer isso manifestar o enorme potencial para propósitos mais significativos.

A meditação é um modo de treinar a própria mente para funcionar segundo aquilo que foi planejado.

E este é o principal benefício: a paz e a tranquilidade que você sentirá após vinte minutos diários de meditação refletirão em cada minuto do restante do seu dia.

Você será mais paciente com as pessoas, mais calmo no escritório e mais feliz quando estiver sozinho.

A meditação fará de você um pai ou uma mãe, um parceiro, um colega ou amigo muito melhor.

Não deixe de descobrir o poder desse treinamento milenar de disciplina.

Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma

Copy link
Powered by Social Snap