O alimento que ingerimos afeta nosso estado de espírito e a clareza de nosso pensamento. É por isso que os sábios antigos comiam apenas alimentos leves. Sabiam que assim nada mais lhes perturbaria a mente, tão perfeitamente em paz e tão arduamente cultivada, desviando sua meditação do verdadeiro sentido da vida.
Se você possuísse um valioso carro de fórmula um, procuraria abastecê-lo com o melhor combustível possível, pois de outro modo comprometeria a potência do motor. Então, por que não ingerir os melhores alimentos para abastecer seu corpo, que é um veículo ainda mais precioso?
O consumo de alimentos errados e em grandes quantidades reduzirá seu nível de energia, afetará sua saúde e impedirá que sua mente se aplique com seu potencial máximo.
O primeiro passo para desenvolver hábitos alimentares mais disciplinados é conscientizar-se de que, para cada almoço com altos níveis de gordura, você sofrerá uma redução correspondente no nível de motivação e da eficiência.
Uma das estratégias que gostaria de compartilhar com você para ajudar a aumentar o nível de energia e aumentar o nível de espírito é o hábito de beber sucos de frutas frescas. Sobre a bancada da cozinha em minha casa está uma de minhas mais valiosas posses, algo que tem acrescentado anos a minha vida e vida a meus anos: meu espremedor de frutas.
Investir em um aparelho desses e descobrir o valor de um suco fresco são passos inteligentes. Os sucos que você mesmo prepara são maravilhosos e você nem pode imaginar como se sentirá bem quando todas as manhãs, antes de ir para o trabalho, passar a beber um copo de suco de morango com maçã ou de laranja com uva.
O melhor livro sobre sucos que encontrei chama-se O poder dos sucos, Jay Kordich. Somente as receitas ali contidas já valem o preço pago.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma