O modo como você começa seu dia determina o modo como você passará o restante dele. Aos primeiros trinta minutos depois de acordar chamo de ‘os trinta minutos de platina’, porque são realmente os momentos mais valiosos e têm uma enorme influência na qualidade de cada minuto que segue.
Se você tiver sabedoria e autodisciplina para se assegurar de que, nesse período-chave do dia, tenha apenas pensamentos puros e conceba apenas coisas boas, perceberá que seus dias terão uma continuidade maravilhosa.
Levei recentemente meus dois filhos para assistirem ao filme de suspense Everest. Além das paisagens de tirar o fôlego e dos atos de heroísmo, um outro aspecto do filme ficou gravado em minha mente: para que os alpinistas alcançassem o pico da montanha, era imprescindível que tivessem um bom acampamento base.
Seria impossível chegar lá em cima sem aquele suporte que lhes proporcionava um santuário para descanso, renovação e reabastecimento.
Uma vez alcançado o Campo Dois, eles voltavam ao acampamento base por algumas semanas a fim de recarregar as baterias. Depois de atingirem o Campo Três, retiravam-se para o acampamento base novamente para preparar a subida ao Campo Quatro. E, ao alcançarem o Campo Quatro, mais uma vez voltavam montanha abaixo até o acampamento base antes da arrancada final rumo ao cume.
Do mesmo modo, todos nós, para alcançarmos nosso ‘pico’ pessoal e termos controle sobre os desafios do dia a dia, precisamos revisar nosso acampamento-base durante os ‘trinta minutos de platina’.
Precisamos ir a um lugar onde possamos pensar sobre a missão de nossa vida, renovar nosso ser e encontrar o foco das coisas que realmente valem a pena.
Em minha vida particular, desenvolvi um ritual matinal eficiente que dá a largada para um dia de alegria e paz. Depois de acordar, vou para meu ‘santuário pessoal’ – um pequeno espaço que criei só para mim, onde posso praticar minhas atividades de renovação sem ser perturbado. Ali passo cerca de 15 minutos em contemplação silenciosa, concentrando-me em todas as coisas boas da minha vida e imaginando o dia que tenho pela frente.
Depois, pego um livro que contenha ensinamentos sábios, daqueles que trazem as verdades atemporais que esquecemos tão facilmente por causa da vida agitada que levamos.
Posso citar, como bons exemplos, Meditações, do filósofo romano Marco Aurélio. A Autobiografia de Benjamin Franklin e A vida nos bosques, de Henry David Thoreau.
As lições contidas nesses livros ajudam-me a concentrar nas coisas realmente valiosas e a começar o dia com o pé direito.
E as verdades que leio naqueles preciosos momentos iniciais do dia iluminam todos os minutos restantes que tenho pela frente.
Portanto, comece bem seu dia. Você nunca mais será o mesmo.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma