É fácil viver a vida como uma folha ao vento do outono, movendo-se para onde ele a levar.
Para construir uma grande vida, no entanto, é preciso viver com propósito, deliberada e apaixonadamente, sob seus termos e não sob os termos dos outros.
O fato é que, com tantas coisas para fazer, é mais fácil deixar que a vida aja sobre nós, enquanto observamos os dias se transformarem em semanas, em meses e, finalmente, em anos. Mas eu tenho a solução.
Criei o que chamo, particularmente, de “código diário de conduta”.
São apenas três parágrafos contendo valores, virtudes e votos que estipulei depois de muita reflexão e sob os quais devo viver para que me sinta realizado.
Por exemplo, uma parte do primeiro parágrafo diz:
Durante as próximas 24horas, prometo apreciar esse dia, porque ele é tudo o que tenho, e usar cada minuto sabia e plenamente. Muito pode ser feito nas próximas vinte e quatro horas para adiantar minha agenda e completar meu legado. Não me esquecerei de que este dia pode ser o último e de que nunca uma grande pessoa morreu com sua música ainda na mente.
O código, portanto, realça meus valores e votos mais prezados e se relaciona com minha família, comunidade e comigo mesmo.
Ler meu código diário de conduta no inicio do dia, em meu cantinho tranquilo, faz com que eu não me esqueça das coisas que realmente importam e de minhas prioridades, tão facilmente relegadas ao esquecimento com a agitação do dia a dia; sinto-me, então, energizado, comprometido e pronto para sair para o mundo com um renovado senso de propósito e foco.
O código diário de conduta fará o mesmo com você.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma