Almocei com um colega de profissão algum tempo atrás. Enquanto discutíamos o que fazemos para nos manter concentrados, equilibrados e bem-sucedidos, apesar das exigências de nossas agendas sempre cheias, ele disse algo importante:
Robin, muitas pessoas vão com regularidade às igrejas ou templos para se manterem confiantes e centradas. Sou um pouco diferente. Vou à academia!
E, acrescentou que, por mais ocupado que esteja, às 17h30 fecha o escritório e faz a ‘peregrinação diária’ à academia para correr algumas milhas na esteira. Nada o impede de gastar esse tempo com o que, para ele, representa sua saúde e felicidade.
A observação do meu amigo fez-me lembrar do ditado dos antigos romanos, citado em meu primeiro livro Megavida…
Mens sana in corpore sano (mente saudável em corpo saudável)
E também me fez pensar que nosso corpo precisa ser tratado como templo e considerado ‘sagrado’ se quisermos viver uma vida plena e realizada.
As atividades físicas regulares não apenas contribuem para uma saúde melhor, mas também ajudam a pensar com mais clareza, a desenvolver a criatividade e a lidar com o estresse que parece dominar nossos dias.
Pesquisas mostram que, exercitando-se, você acrescenta vida a seus anos e anos à sua vida.
Um estudo realizado com 18 mil ex-alunos de Harvard descobriu que cada hora gasta com exercícios acrescenta três horas à vida dos participantes.
Poucos investimentos proporcionam retorno tão alto como o tempo gasto em atividades físicas. E lembre-se:
Aqueles que não encontram tempo para se exercitar, acabarão encontrando tempo para a doença.
Estabeleci para mim mesmo a meta de nadar cinco vezes por semana. É difícil descrever o poder renovador da natação. Gostaria de dizer que atinjo minha meta, mas não posso. No entanto, esse objetivo não me deixa esquecer como a boa forma física é importante para nosso bem-estar geral e qualidade de vida.
A natação traz toda vez os mesmos resultados: sinto-me energizado, sereno, equilibrado e feliz.
Minhas sessões de exercícios proporcionam também uma coisa que considero sem preço: perspectiva.
Depois de nadar quarenta minutos, meus desafios parecem menores, minhas preocupações, triviais, e eu me encontro vivendo plenamente o momento presente.
O ato de cuidar de ‘meu templo’ me faz pensar que os maiores prazeres da vida são, às vezes, os mais simples.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma
Em meus atendimentos em Coaching, o primeiro desafio que procuro despertar em meu cliente é a prática regular de atividades físicas.
Ao começar a prática dos exercícios físicos, TODOS os demais processos em sua vida, vão mudar – é incrível!
Pratico atividades físicas, desde minha adolescência, faz parte de minha rotina de vida. Acho mais inteligente dedicar alguns minutos na academia ou correndo na rua no presente, do que gastar horas em fisioterapias no futuro.
A prática regular de exercícios físicos transforma você em uma ‘nova pessoa’ – literalmente!
Recentemente, criei o projeto (desafiador) que se chama ’66/444′ – São 66 dias levantando-se às 4h44 da manhã, sendo a primeira atividade, a prática de exercícios físicos intensos.
Há um script das ações propostas que você pode seguir a sugestão ou, adaptar para sua realidade.
Este projeto atende, principalmente, aquelas pessoas que têm agenda cheia durante toda a semana e consideram não ter tempo para exercícios físicos.
E lembre-se, eu farei todo ao acompanhamento como você.
Faça contato comigo para saber mais detalhes!