As coisas fáceis de fazer são também aquelas que facilmente deixamos para trás, sem serem feitas. Quanto mais veloz for o ritmo de nossa vida, maior o impacto que gestos simples causam naqueles que deles precisam.
Quase no topo de minha lista de pequenos gestos que causam profundo impacto, está a esquecida arte de escrever mensagens de agradecimento.
Todos gostam de receber correspondências, é parte da natureza humana. Todos nós temos uma enorme necessidade de nos sentirmos importantes.
Adoro receber cartas das pessoas que leram meus livros e puseram em prática as lições neles contidas para mudar sua vida.
Poucas coisas me deixam mais feliz do que receber um punhado de cartas daqueles que assistiram a um de meus seminários e depois disso viram suas carreiras decolarem e sua vida pessoal melhorar.
É por isso que faço o possível para responder a cada uma dessas cartas com uma mensagem de agradecimento escrita por mim mesmo.
Mesmo no caso de pessoas com as quais lido diariamente – executivos querendo agendar uma palestra, pessoas que assistem a meus programas de treinamento, jornalistas requisitando uma entrevista e profissionais de negócios chamando-me para novas oportunidades -, tento dar-lhe um retorno através de uma mensagem sincera de agradecimento. Isso toma tempo, é claro: pode acabar apertando minha agenda.
Mas, poucos atos são tão capazes de construir e fortalecer relacionamentos como uma carta em que se agradece por alguma coisa do fundo do coração.
Ela prova que você se importa, é atencioso e humano.
Portanto, esta semana, saia, compre um pacote de cartões de agradecimento, disponíveis também em grande quantidade nas papelarias, e comece a escrever.
Você – e todos aqueles com quem você se relaciona – ficará muito feliz.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma
Fazendo uma atualização deste conceito e acrescentando mais elementos, acredito que atualmente podemos ter uma ação muito próxima da proposta do autor quando respondemos com rapidez as mensagens que chegam em nossas contas de e-mails e nos grupos de WhatsApp que fazemos parte.
Com o conhecimento, sabemos identificar quando é uma pessoa que está por trás do envio de uma mensagem e não um robô.
Sendo assim, uma forma de respeito a atenção por ela é, responder rapidamente.
Em minha opinião, ao deixar de responder uma mensagem você está literalmente ignorando-a, e para justificar esta indelicadeza, você irá se convencer dando várias justificativas (para você mesmo e) para a outra pessoa que você deixou no ‘vácuo’.
Assim, mudar estas atitudes, pode ser um pequeno gesto para mudanças significativas na sua vida, sempre demonstrando gratidão!
Dê mais atenção às pessoas que se relacionam com você!