Muitos palestrantes e autores encorajam as pessoas a estabelecer objetivos, mas a maior parte deles, além de dizer que “algo mágico acontece quando você escreve seus objetivos numa folha de papel”, jamais explicou por que essa é uma disciplina tão poderosa.
Em minha opinião, estabelecer objetivos claramente definidos para todas as áreas da vida funciona por três razões.
Primeiro, devolve o foco em nosso mundo, um mundo que se complicou por causa do excesso de opções- há muita coisa para fazer o tempo todo; muitas distrações competem com nossa atenção. Os objetivos clareiam nossos desejos e, ao fazer isso, ajudam-nos a concentrar apenas nas atividades que conduzirão àquilo que queremos. Estabelecer objetivos definidos lhe dará a estrutura necessária para fazer as escolhas mais inteligentes. Se você sabe para onde está indo, será mais fácil escolher as atividades que o levarão até lá. Ao escrever seus objetivos, suas intenções tornam-se mais claras (e o primeiro passo para a realização de seus objetivos é defini-los). Como disse o romancista Saul Bellow:
um plano bem definido pode poupá-lo do tormento da escolha.
Ou, como escreveu o autor Glenn Bland:
objetivos e planos aliviam a vida de muitas preocupações.
Com objetivos bem estabelecidos, suas ações serão baseadas na lição de sua vida e não nas vontades do dia a dia.
A segunda razão é que você fica alerta para as oportunidades. A disciplina quase magnetiza sua mente à procura de novas oportunidades, as quais você precisa agarrar a fim de criar a vida pessoal, profissional e espiritual que deseja.
E a terceira razão é que os objetivos bem definidos fazem com que você se comprometa com um curso de ações. Eles lhe dão inspiração para agir sobre suas prioridades e fazer as coisas acontecerem em sua vida, em vez de ficar esperando que as oportunidades caiam em seu colo (o que raramente acontece).
Estabelecer objetivos que o envolvam e motivem é um excelente meio de melhorar o nível de seu comprometimento pessoal com a vida e aumentar a energia que você traz para seus dias.
Portanto, defina grandes objetivos.
Você é tão rico, material ou espiritualmente, quanto seus sonhos.
Como disse o gênio da propaganda, David Ogilvy:
Não bata na bola com pouca força. Mire para fora do campo do jogo. Anseie pela companhia dos imortais.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma