Para desenvolverem a força de vontade e a determinação, os monges budistas adotam uma estratégia utilizada por muitas culturas através dos anos: o voto de silêncio. Ficar em silêncio por, ao menos, pequenos períodos, ajuda a construir força de vontade e autocontrole, porque é preciso exercitar a vontade para não ceder ao impulso de falar.
Muitas pessoas falam mais do que deveriam. Em vez de falarem com precisão e comunicarem apenas o que precisa ser dito, seguem falando e falando. Isso revela falta de disciplina. Disciplina implica dizer o que precisa ser dito e preservar a energia mental, não se perdendo em conversas inúteis. O discurso medido e preciso é um sinal de pensamento claro e mente serena.
Uma estratégia que você pode aplicar para melhorar sua disciplina pessoal é manter um voto de silêncio por uma hora por dia durante uma semana. Não diga absolutamente nada nesse período.
Se for necessário, apenas responda às perguntas com clareza, sem se perder em comentários com respeito aos programas de TV da noite anterior ou ao local onde você espera passar suas próximas férias.
Adote o voto de silêncio com educação. A ideia é torná-lo mais forte e intensificar sua força de vontade, e não prejudicar qualquer relacionamento.
Dentro de alguns dias, sentirá uma espécie de controle e uma força crescendo dentro de você.
Julgue pelos resultados: eles falarão por si mesmos.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma