O maior recurso que você tem à sua disposição são as 24 horas de um dia completo. No entanto, muitos, por não saberem fazer uma boa gestão do tempo, se justificam afirmando não ter tempo.
Isso é muito comum! No passado, até poderia justificar alguma relação positiva, demonstrando que pessoa era muito ocupada e estava focada em atividades mais importantes, mas hoje, a história já não é a mesma.
Na era do conhecimento, a gestão do tempo passou de um mero argumento para uma representação clara de um perfil organizado ou não. Se você falar essa pequena frase, que ‘não tem tempo’, você estará afirmando que está com dificuldades para fazer a boa gestão do seu tempo.
A boa gestão do tempo requer muito mais do que apenas anotar numa agenda as tarefas nos horários do dia. A boa gestão do tempo está diretamente relacionada ao seu propósito de vida, seus objetivos, suas metas diárias e a forma como quer viver cada dia.
O propósito é algo muito maior, os objetivos estão ligados ao propósito e as metas são ações que serão realizadas para alcançar os objetivos, que por sua vez, o levará em direção do seu propósito.
Dessa forma, uma pessoa que ainda não estabeleceu seu propósito, pode estar somente sobrevivendo a cada dia, sem uma direção. As 24 horas vão passar de qualquer jeito, o tempo passado não volta, o único recurso que dispomos, na sua integralidade, é um dia completo.
Fazer a boa gestão do tempo implica em dizer não para muitas coisas ao longo do dia, das semanas e dos meses. Dizer não, não porque você não gosta ou não quer fazer algo, é porque você tem um propósito maior para alcançar e talvez, se desviar do seu caminho não é uma opção.
Diferentemente, aqueles que dizem sim para tudo e para todos, podem enfrentar dificuldades para entender seu propósito e seus objetivos, sendo assim, presa fácil da má gestão do tempo.
No coaching ajudamos as pessoas a encontrarem seu propósito e a colocar em ordem seus objetivos e metas. Também auxiliamos na boa gestão do tempo para que suas ações diárias tenham sentido e significados claros, tudo isso, fluindo em direção ao propósito maior.
Uma das ferramentas que ajudo meus coachees utilizarem é a agenda positiva. A primeira ação necessária é entender por onde suas 24 horas estão ‘indo embora’, te dando uma percepção de falta de tempo.
Identificado a disposição de ações X tempo, cria-se a agenda positiva que vai ser aquela que irá ‘promover’ a mudança esperada na vida da pessoa.
Quando você entende que a forma como vai gastar seu tempo está em ‘suas mãos’, sob seu controle, outras ferramentas são apresentadas e orientadas sua aplicabilidade, como exemplo a técnica ‘Pomodoro’ que é 25 minutos de trabalho, por 5 minutos de descanso em 4 ciclos.
O mais importante é você descobrir e saber fazer a boa gestão do seu tempo para assim ter o total controle das suas ações e se desenvolver ainda mais como pessoa e profissional em sua área.