Um software, especificamente desenvolvido para esta finalidade, irá compor os perfis e estruturar os conceitos numa devolutiva orientada e esclarecedora.
Para que o resultado desta análise seja efetivo, é essencial que você escolha as palavras com sinceridade, sem interrupções, num ambiente tranquilo.
A descrição dos perfis, assim como toda a análise, foram desenvolvidos por meio de diversos estudos de psicologia, de forma que os resultados gerados sejam os mais reais possíveis.
Para aplicá-los com eficácia o teste foi integrado com ferramentas tecnológicas — softwares que geram relatórios muito precisos e completos.
A aplicação e a devolutiva da análise requer que uma pessoa devidamente capacitada interaja com você, pois os resultados requerem interpretações específicas e criteriosas.
Na área empresarial, os gestores podem agrupar seus colaboradores de acordo com características comuns, em diferentes tipos de perfis.
Um profissional treinado com esta ferramenta, vai lhe mostrar todas as variáveis possíveis, que poderão potencializar ainda mais sua performance, seja no trabalho ou na vida pessoal.
Este teste é muito utilizado por estudantes para escolha de qual curso quer estudar, de acordo seu estilo.
Também é utilizado por pessoas que querem iniciar uma nova carreira, ou mudar de área e até mesmo para aqueles que querem se tornar empreendedores.
Setores de RH das empresas utilizam este teste para adequação da sua força de trabalho e contratações mais assertivas.
O teste funciona assim
Ao escolher um conjunto de palavras, um programa com algoritmos de última geração, lhe dará respostas incríveis, com assertividades acima de 97,97% sobre sua personalidade e comportamento. Bem como, pontos ou áreas que você pode melhorar, pois em se tratando de comportamentos, podemos modificá-los.
Este software é certificado pela Universidade Federal de Minas Gerais, USP e FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas.
Você faz o teste em seu Computador, Tablet ou Smartphone, que dura de 5 a 11 minutos, em média, e depois, esse sistema lhe oferece o relatório de mapeamento de perfil comportamental em um material com mais de 20 páginas.
Tudo representado com números, textos e gráficos sobre suas características.
Na sequência será necessário ter uma devolutiva com uma pessoa treinada na análise dos resultados do teste, para lhe dar um feedback bem assertivo sobre seu perfil comportamental/profissional.
Quem pode fazer este teste?
Qualquer pessoa que esteja buscando mudança na sua vida pessoal e profissional
Empresas que querem contratar ou remanejar pessoas para as mais distintas vagas
Estudantes nos mais variados níveis de conhecimento
Pessoas que querem se conhecer melhor e aproveitar ainda mais suas habilidades e talentos
Pessoas que participam do meu processo de Coaching
Conheça os estilos de perfis:
Comunicador: É persuasivo, entusiasmado, otimista, tem facilidade para se relacionar.
Planejador: É estável, paciente, calmo, tem ritmo constante e é conservador.
Executor: É autoconfiante, enérgico e dominante, aceita e gosta de desafios, é competitivo, destemido e corajoso.
Analista: É preciso, atento aos detalhes, diligente, organizado e conservador.
É claro! Você tem um pouco de cada um destes perfis, mas para saber a medida certa somente fazendo o teste!
Assim, você terá mais habilidades para ser assertivo com suas decisões!
Os gregos: atribuíam aos quatro elementos básicos da natureza (fogo, água, terra e ar), a influência básica no comportamento das pessoas.
Hipócrates: frequentemente chamado de o pai da medicina Ocidental, propôs que o nosso temperamento é determinado pelo equilíbrio dos nossos quatro fluidos corpóreos essenciais: se o sangue predomina, somos “alegres” de temperamento; se a nossa bile negra predomina, somo “sombrios” de temperamento; se é nossa bile amarela, somos “entusiásticos” de temperamento; e se é nossa fleuma, somos “calmos” de temperamento.
Embora a ciência moderna, tenha há muito tempo descartado esta filosofia antiga, os quatros fluidos (mais tarde chamados de “humores”) e os seus quatro temperamentos correspondentes, descreviam padrões tão universais das pessoas que eles se tornaram a fundação da medicina grega e romana. Daí surgiram os conceitos: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico como tendências comportamentais das pessoas.
Através de pesquisas que incluíam instrumentos estatísticos e inclusive conhecimentos de biofísica o Psicólogo norte-americano William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Este é um moderno sistema de Identificação de Perfil Profissional/Comportamental, destinado a recrutamento, construção de equipes, gestão motivacional e gerenciamento de pessoas baseado na metodologia DISC.