Por Cal Bianco – Consultor e Coach
Geralmente quando ouvimos falar em Planejamento Estratégico (PE), automaticamente ligamos ao fato que se refere às empresas ou grandes corporações.
Sim, isto é correto, porém não é exclusivo.
O PE é esperado e, na maioria das vezes, realizado por essas organizações. O tempo tem mostrado que, quando as médias empresas conseguem crescer e não apresentam planejamentos concretos, logo entram de decadência, falência e, até mesmo a extinção.
No entanto, as pequenas empresas e as próprias pessoas físicas podem, e devem, ter seus planos estruturados para que seu propósito seja alcançado.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
É sabido que, no âmbito empresarial o PE é fundamental e atualmente muitas empresas o têm adotado como prática. Não importa a quantidade do seu faturamento, o que realmente importa é como, quando, onde, porque… sua empresa irá conquistar a quantidade de Reais no final do mês, para se manter forte e saudável economicamente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
O PE para as pessoas, no entanto é bem menos difundido e praticado na sociedade.
Nunca recebemos orientações sobre como realizar um PE em nossa vida, nem na escola, na faculdade ou qualquer outra instituição.
À medida que nos desenvolvemos, vamos nos moldando à forma como a maioria das pessoas vivem ou, replicamos as atitudes e comportamentos das pessoas com as quais convivemos com mais proximidade.
Então, sim, é muito importante criar um PE para sua vida.
No coaching ensino e mostro como criar um PE que vai potencializar suas ações na jornada da vida. Utilizando o PE como ferramenta é possível dar um norte para sua caminhada, bem como definir os objetivos, as metas, prazos etc. que vão culminar com o alcance ou criarão os alicerces durante todo o seu trajeto.
Utilizando das ferramentas de produtividade, juntamente com outras, já consolidadas, emprestadas da área empresarial, podemos criar um caminho mais claro e concreto, totalmente possível de ser trilhado rumo ao sucesso desejado.
O PE pessoal nada mais é do que colocar ‘a casa em ordem’ e seguir em frente com conhecimento e sabedoria.
O inverso (não fazer um PE) acontece muito. Para alguns, é mais fácil ‘deixar a vida te levar’!
No entanto, é necessário refletir que, se você não está no controle da sua jornada, outras pessoas (ou empresas) estão.
Eles estão apontando a direção que eles querem que você vá.
Eles te dão alguns recursos para isso, mas você JAMAIS, alcançará SEUS objetivos (para chegar no SEU propósito) se continuar permitindo isso.
Assim, ao criar o SEU Planejamento Estratégico, você criar um ‘protocolo’ de independência, tomando o controle da sua jornada de uma vez por todas!
Pense nisso!