Segundo um estudo, as crianças de quatro anos de idade riem em média trezentas vezes ao dia, enquanto os adultos, quinze.
As obrigações, o estresse e as atividades que preenchem nossa vida fizeram-nos esquecer como rir. Está provado que o riso melhora o humor, liberta a criatividade e nos traz mais energia.
O comediante Steve Martin ri durante cinco minutos toda manhã em frente ao espelho para deixar fluir sua criatividade e começar o dia em alto-astral (tente, isso funciona).
A terapia do riso tem sido utilizada na cura de doenças. Wiliam James, pai da psicologia moderna, observou: “Não é porque somos felizes que rimos. Ao contrário, somos felizes porque rimos”.
Um amigo meu, muito sábio, na festa de passagem de ano, prometeu a si mesmo que riria mais no ano que se iniciava. Passou a ir regularmente à videolocadora para retirar um filme dos Três Patetas ou a comprar um livro de humor, que ele sempre lia nos momentos livres.
Sendo já uma pessoa positiva, ele começou a notar que se tornava ainda mais feliz, rindo com mais frequência do que antes de tomar aquela decisão. Cercado de bom humor e da nova sabedoria que ele havia trazido para sua vida, passou a ver o lado positivo das coisas e não mais experimentou o nível de estresse anterior por causa de seus desafios profissionais. Essa disciplina simples elevou-o a uma melhor qualidade de vida e eficiência.
Por que não fazer a mesma coisa que meu amigo e dar um pulinho à videolocadora mais próxima em busca das últimas comédias?
Vá atrás de alguns livros também, como a série de Gary Larson, Far Side, ou os desenhos animados de Dilbert, para estimular o hábito de rir. Volte a se conectar com seu lado divertido e aprecie as maravilhas de uma ótima gargalhada, daquelas de fazer doer o estômago.
Extraído do livro “Quem vai chorar quando você morrer?” de Robin Sharma
A proposta do autor continua sendo válida, ainda mais com a facilidade que temos hoje de acesso a filmes, séries e livros a partir de nosso computador ou smartphone.
Acredito que, independentemente do recurso que podemos utilizar ainda é possível ter momentos de alegria e rir muito com nossos familiares e amigos, basta querer um tempo de qualidade com as pessoas que amamos!